A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu a Medalha do Mérito Bombeiro Militar – Capitão Leovigildo Cavalcante de Melo, a mais alta honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A solenidade reuniu autoridades civis e militares e marcou o reconhecimento à atuação da presidente do Legislativo baiano em favor do estado e da corporação.
A cerimônia foi conduzida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel BM Aloísio Fernandes, ao lado do subcomandante-geral, coronel BM José Antônio de Araújo Reis. Também estiveram presentes o diretor do IMESB, coronel BM Jair, e o chefe da Assistência Militar da ALBA, tenente-coronel George Porto.
Instituída por decreto estadual, a medalha homenageia militares, autoridades e instituições que contribuem de forma significativa para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A comenda leva o nome do Capitão Leovigildo Cavalcante de Melo, primeiro comandante oficial do Corpo de Bombeiros da Cidade do Salvador e referência histórica da corporação.
Durante a solenidade, o comandante-geral destacou a importância da homenagem concedida à presidente da Assembleia Legislativa e ressaltou o momento institucional vivido pela Bahia.
“É uma honra para o Corpo de Bombeiros reconhecer, na pessoa da presidente Ivana Bastos, o valor desta Medalha. Não poderia ser diferente, diante dos relevantes serviços prestados pela Assembleia Legislativa ao Estado da Bahia, ao Governo do Estado e ao Corpo de Bombeiros. Vivemos um momento especial na Bahia, em que conseguimos concretizar o modelo republicano, com os poderes funcionando em harmonia, de forma independente, mas sempre buscando o bem comum, que é o desenvolvimento da Bahia. Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros se vê reconhecido nesse modelo democrático e republicano, muito bem representado pela deputada”, afirmou o coronel BM Aloísio Fernandes.
Primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia em 192 anos de história, Ivana Bastos recebeu a homenagem em uma cerimônia marcada por emoção, reverência e reconhecimento ao serviço público.
Ao agradecer a honraria, a presidente destacou que a medalha representa valores ligados à coragem, ao serviço e à proteção da vida. “Cada bombeiro e cada bombeira possui uma missão que emociona: salvar vidas, proteger
famílias, amparar desconhecidos e transformar o risco em gesto de humanidade. Recebo esta medalha com humildade, emoção e responsabilidade. Porque uma honraria como esta não enfeita apenas uma trajetória; ela ilumina um compromisso. Ela me lembra que a verdadeira grandeza está em servir. Que liderar é cuidar. Que proteger vidas é uma das formas mais puras de amar o próximo”, afirmou.
A presidente também destacou o simbolismo da homenagem em sua trajetória pública, especialmente por ocupar a presidência da ALBA como a primeira mulher a comandar o Parlamento baiano em quase dois séculos de história.
“Cada passo dado carrega o peso e a beleza da representação”, disse a deputada, ao destacar a importância da presença feminina nos espaços de decisão e liderança.
Ivana Bastos dividiu a homenagem com sua família, sua equipe, o povo baiano e os integrantes da corporação, ressaltando o compromisso diário dos bombeiros militares com a proteção da vida e o serviço à sociedade.
Ascom - Presidência ALBA
" ["post_views"]=> string(3) "581" ["post_cover__"]=> NULL ["post_category"]=> string(1) "2" ["post_lastview"]=> string(19) "2026-06-27 09:34:47" ["post_name"]=> string(133) "ha-honrarias-que-tocam-o-peito-esta-toca-a-alma-presidente-da-alba-recebe-a-mais-alta-honraria-do-corpo-de-bombeiros-militar-da-bahia" ["post_subtitle"]=> string(194) "Deputada Ivana Bastos foi homenageada com a Medalha Capitão Leovigildo Cavalcante de Melo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado, ao Governo da Bahia e à corporação." ["post_video"]=> NULL ["post_author"]=> string(1) "2" ["post_category_parent"]=> NULL ["post_status"]=> string(1) "1" ["post_type"]=> string(4) "post" ["post_instant_article"]=> NULL ["post_amp"]=> NULL ["post_tags"]=> NULL ["post_cover"]=> string(163) "images/2026/05/ha-honrarias-que-tocam-o-peito-esta-toca-a-alma-presidente-da-alba-recebe-a-mais-alta-honraria-do-corpo-de-bombeiros-militar-da-bahia-1778145765.jpg" }A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu a Medalha do Mérito Bombeiro Militar – Capitão Leovigildo Cavalcante de Melo, a mais alta honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A solenidade reuniu autoridades civis e militares e marcou o reconhecimento à atuação da presidente do Legislativo baiano em favor do estado e da corporação.
A cerimônia foi conduzida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel BM Aloísio Fernandes, ao lado do subcomandante-geral, coronel BM José Antônio de Araújo Reis. Também estiveram presentes o diretor do IMESB, coronel BM Jair, e o chefe da Assistência Militar da ALBA, tenente-coronel George Porto.
Instituída por decreto estadual, a medalha homenageia militares, autoridades e instituições que contribuem de forma significativa para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A comenda leva o nome do Capitão Leovigildo Cavalcante de Melo, primeiro comandante oficial do Corpo de Bombeiros da Cidade do Salvador e referência histórica da corporação.
Durante a solenidade, o comandante-geral destacou a importância da homenagem concedida à presidente da Assembleia Legislativa e ressaltou o momento institucional vivido pela Bahia.
“É uma honra para o Corpo de Bombeiros reconhecer, na pessoa da presidente Ivana Bastos, o valor desta Medalha. Não poderia ser diferente, diante dos relevantes serviços prestados pela Assembleia Legislativa ao Estado da Bahia, ao Governo do Estado e ao Corpo de Bombeiros. Vivemos um momento especial na Bahia, em que conseguimos concretizar o modelo republicano, com os poderes funcionando em harmonia, de forma independente, mas sempre buscando o bem comum, que é o desenvolvimento da Bahia. Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros se vê reconhecido nesse modelo democrático e republicano, muito bem representado pela deputada”, afirmou o coronel BM Aloísio Fernandes.
Primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia em 192 anos de história, Ivana Bastos recebeu a homenagem em uma cerimônia marcada por emoção, reverência e reconhecimento ao serviço público.
Ao agradecer a honraria, a presidente destacou que a medalha representa valores ligados à coragem, ao serviço e à proteção da vida. “Cada bombeiro e cada bombeira possui uma missão que emociona: salvar vidas, proteger
famílias, amparar desconhecidos e transformar o risco em gesto de humanidade. Recebo esta medalha com humildade, emoção e responsabilidade. Porque uma honraria como esta não enfeita apenas uma trajetória; ela ilumina um compromisso. Ela me lembra que a verdadeira grandeza está em servir. Que liderar é cuidar. Que proteger vidas é uma das formas mais puras de amar o próximo”, afirmou.
A presidente também destacou o simbolismo da homenagem em sua trajetória pública, especialmente por ocupar a presidência da ALBA como a primeira mulher a comandar o Parlamento baiano em quase dois séculos de história.
“Cada passo dado carrega o peso e a beleza da representação”, disse a deputada, ao destacar a importância da presença feminina nos espaços de decisão e liderança.
Ivana Bastos dividiu a homenagem com sua família, sua equipe, o povo baiano e os integrantes da corporação, ressaltando o compromisso diário dos bombeiros militares com a proteção da vida e o serviço à sociedade.
Ascom - Presidência ALBA
Aguarde!