Congresso nacional debaterá a cultura do algodão.
Link da noticia: https://www.alocidade.com.br/artigo/congresso-nacional-debatera-a-cultura-do-algodao
Data de Publicação: 25/08/2005
Evento nacional terá a participação de representantes de toda a cadeia produtiva, dos fornecedores de insumos às indústrias têxteis, além de pesquisadores, empresários e consultores, nacionais e internacionais.
Contando com mais de 1.500 participantes já inscritos, começa na próxima segunda-feira, no Centro de Convenções de Salvador, o V Congresso Brasileiro de Algodão, uma promoção da Abapa - Associação Baiana de Produtores de Algodão em conjunto com o Fundeagro - Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com o governo da Bahia. O evento será aberto às 19h30, em cerimônia que contará com a presença do secretário de Agricultura da Bahia, Pedro Barbosa de Deus, do presidente da Abapa, Walter Horita, e do presidente do Congresso, João Carlos Jacobsen Rodrigues. Os trabalhos, porém, terão início às 8h00 da manhã da segunda-feira, com a realização do II Fórum Nacional de Controle Legislativo de Pragas dos Algodoeiros, o primeiro dos nove eventos paralelos que estarão sendo realizados no decorrer do Congresso, que termina na quinta-feira, 1o de setembro.
Com uma programação que mescla mesas-redondas, minicursos e debates técnicos em salas especializadas, o Congresso conta também com a participação de onze palestrantes internacionais, especialmente convidados: Jorge Cadena Torres, da Copoica (Colômbia); David Murray, da Farming Systems Institute (Austrália); Jamie Flood, da John Deere (EUA); David Mrozinski, da Continental Eagle Corporation (EUA); Ross D. Rutherford, da Lummus Corporation (EUA); Lloyd May, da Delta and Pine Land Co. (EUA); Thomas Reinhart, da Paul Reinhart AG (Switzerland); Thea Wilkins, da University of California (EUA); J. Berrye Worshan, da Cotton Incorporated (EUA); Carlos Valderamma, da International Cotton Advisory Committee (EUA) e Fritz Grobien, da International Cotton Association (Inglaterra). Tendo como tema ?Algodão, uma Fibra Natural?, o evento reunirá representantes de toda a cadeia produtiva, dos fornecedores de insumos às indústrias têxteis, além de pesquisadores, empresários e consultores.
Realizado a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Algodão 2005 dá continuidade e amplia as discussões em torno do tema do último evento, promovido em Goiânia, que tratou do ?Perfil do Algodão como Fibra Renovável? e estabeleceu duas diretrizes: que a maior eficiência do setor seria conquistada através da aplicação de tecnologias modernas e de baixo impacto ambiental, e que o aumento do market-share se daria a partir de uma ação conjunta de todos os agentes da cadeia produtiva.