X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Vacinação contra a febre aftosa termina no próximo domingo (30).
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Vacinação contra a febre aftosa termina no próximo domingo (30).

A segunda etapa da Campanha de Vacinação de 2014 contra a febre aftosa termina no dia 30 de novembro, na maioria dos estados. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.Confira o calendário. A vacinação deve ser feita em todo o rebanho de bovinos e bubalinos dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo. Nos estados de Roraima e Rondônia, a campanha já foi finalizada. Na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe e no Distrito Federal, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. No Amapá, está ocorrendo a primeira vacinação anual de todo o rebanho. Apenas o estado de Santa Catarina não está inserido no calendário, por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Após a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para comprovar a imunização do rebanho. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.Campanha de vacinação: A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 começou no dia 31 de outubro. A primeira fase da campanha ocorreu no primeiro semestre deste ano. Durante a primeira etapa da campanha, 97,55% do rebanho brasileiro foi vacinado. Até o final de 2013 a população total de bovinos e bubalinos era de 212,4 milhões de cabeças.

Passo a passo para a vacinação correta: Para vacinar o gado corretamente, o produtor deve, em primeiro lugar, comprar as vacinas somente em lojas registradas. É importante notar se os medicamentos então na temperatura ideal, entre 2º C e 8º C, e, no momento do transporte, deve ser utilizada uma caixa térmica, com três partes de gelo para uma vacina. O remédio deve permanecer no gelo até a aplicação. A vacinação deve ser realizada, de preferência, na hora mais fresca do dia. Durante a vacinação, o produtor deve manter a seringa na caixa térmica e usar agulhas novas, adequadas e limpas. Para vacinar, é preciso agitar o frasco e aplicar a dosagem de 5 ml para cada animal.

 

Febre Aftosa: A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Imprimir
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter