Secretaria de Saúde de Guanambi e Direção da UPA emitem Nota de Esclarecimento.
Iniciamos a nota externando nosso sentimento de pesar e respeito à família enlutada da jovem que faleceu no dia 27/10 e que passou por atendimento inicial na UPA 24h no dia 21/10.
Ao tomar conhecimento das informações veiculadas nas redes sociais, questionando o atendimento na UPA 24h, o secretário municipal de Saúde (Edmilson Nascimento) prontamente solicitou informações do ocorrido ao coordenador médico da unidade Marcelo Kumaira.
Ao revisar o prontuário de atendimento, o coordenador médico não identificou registros de sinais e sintomas clássicos de meningite, como febre alta, rigidez em nuca, vômitos em jato, etc. Há registros de sinais e sintomas que genericamente são classificados como síndrome gripal. Como não havia sinais de instabilidade hemodinâmica e nem sinais de alarme, foi prescrito medicação e alta com orientações.
A nossa equipe de vigilância do óbito está investigando e analisando todas as informações do caso, inclusive dos prontuários de atendimento. Entendemos a dor da família e a ela nos solidarizamos, estando a disposição para quaisquer esclarecimentos. Em tempo, reforçamos nosso compromisso no atendimento à população guanambiense.
Guanambi, 30/10/2024
Ascom