Projeto “Brotando Água” é aprovado pelo Executivo Municipal.
Caetité implantará barraginhas para convivência com a seca e para recuperação de nascentes de rios do município.
Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, projeto “Brotando Água” foi aprovado pelo Executivo Municipal na última sexta-feira, 28 de novembro, com apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Serviços Públicos, de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente e Limpeza Pública.
O projeto surgiu após uma visita realizada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Rosival Almeida, técnico agrícola Exupério Ledo e o operador de máquinas Hugo Leonardo dos Santos, à cidade mineira de Sete Lagoas onde avaliaram e participaram de treinamentos para a construção de barraginhas, que infiltram no solo a água da chuva, enriquecendo assim o lençol freático das regiões onde forem construídas.
Com o intuito de oficializar a aprovação do projeto, uma reunião foi realizada na última sexta, para apresentá-lo ao Executivo Municipal. Após confirmação da aprovação, ficou firmado o compromisso de iniciá-lo com a construção de 70 unidades, num projeto piloto que servirá de modelo às demais cidades da região, também sujeitas aos efeitos nocivos da estiagem.
O sucesso das barraginhas, idealizadas pelo engenheiro Luciano Cordobal de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, já foi verificado em várias cidades de Minas Gerais, a exemplo de Caldas Novas e Turmalina. O Secretário Rosival frisou que já conseguiu o apoio da Petrobrás, que irá fornecer o óleo combustível necessário para a abertura das primeiras barraginhas – uma conquista que assegura o sucesso inicial em nosso município.
ENTENDA A INOVAÇÃO: A tecnologia utilizada é relativamente simples, mas de grande alcance econômico e ambiental: durante os períodos de estiagem são feitas as barraginhas em declives próximos a nascentes de rios e ou minações, com o objetivo de forçar a infiltração no solo da água da chuva, enriquecendo assim o lençol freático. Além do sistema de barraginhas, ocorrerá o reflorestamento das áreas degradadas. Isto permite que, mesmo nas maiores estiagens, o solo permaneça úmido, evitando a abertura de poços artesianos e a erosão.
Entusiasta da iniciativa, Exupério Ledo e o Secretário Rosival batizaram-no de “Brotando Água”. “Os exemplos onde isto já foi feito é uma maravilha” – disse o técnico Exupério – “E trazermos isso para Caetité é uma conquista que vai mudar a realidade nos campos, pois enquanto os poços artesianos abaixam o lençol freático, a barraginha suspende, fazendo brotar água”, frisou.