Professora da FG vence Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos.
A Profa. Dra. Blície Balisa-Rocha, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Guanambi, foi uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos. O trabalho "A rádio como veículo para a promoção do uso racional de medicamentos", foi o primeiro colocado na edição 2013. A professora Blície compartilhou a autoria do trabalho com os pesquisadores Daniel Tenório, Regiane de Andrade, Jardel Porto e Wellington Silva sob a orientação do Prof. Dr. Divaldo Lira Junior.
O Prêmio foi instituído em julho de 2009 e leva o nome de “Lenita Wannmacher”, em homenagem a professora Lenita Wannmacher, referência nacional na propagação e incentivo à promoção do uso consciente de medicamentos. Trata-se de uma iniciativa do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
O trabalho da Professora Blície e colaboradores concorreu na categoria Trabalho desenvolvido em entidades/ instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura. O foco foi a utilização dos meios de comunicação, especialmente as emissoras de rádio, como veículo para promoção do uso racional de remédios.
Para Blície, “o prêmio traduz a necessidade urgente do farmacêutico sair dos bastidores do sistema de saúde e atuar no que é a essência da sua profissão: contribuir para o uso racional de medicamentos pela população”.