Processo Seletivo do IBGE seleciona para mais de 180 mil vagas de recenseador.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tornou pública a realização de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de pessoal para o preenchimento de 180.557 vagas para a função de Recenseador. As oportunidades são para a realização do Censo Demográfico 2020.
As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (5) e deverão ser realizada no site da Cebraspe, organizadora do certame, até o dia 24 de março. A taxa de inscrição é de R$ R$ 23,61. Quem desejar poderá pedir isenção da taxa.
A seleção para a função compreenderá a realização de prova objetiva, de responsabilidade do Cebraspe, e de treinamento, de responsabilidade do IBGE, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado no dia 18 de maio. Na Bahia, estão sendo ofertadas 12.402 vagas.
Os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.
Para esta função, a remuneração será por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Os profissionais contratados temporariamente também terão direito a férias e 13º salários proporcionais.
O recenseador não tem horário fixo. A recomendação, no entanto, é que o concursado dedique ao menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana.
O IBGE disponibilizará em seu site um simulador onde os candidatos podem verificar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.
A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidades de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária.
Confira o Edital