X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Prefeito de Guanambi entrega Certidão de Remanescentes de Quilombo para a Comunidade de Queimadas, em Mutans.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Prefeito de Guanambi entrega Certidão de Remanescentes de Quilombo para a Comunidade de Queimadas, em Mutans.

Uma noite histórica para Guanambi e toda região, marcando uma conquista sem precedentes para a Comunidade de Queimadas, localizada na zona rural do Distrito de Mutans. O ato foi organizado para a entrega da documentação de autodefinição como remanescentes de quilombo, na noite desta quinta-feira 16/07,  após um criterioso trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares.

Configurando a importância do ato, diversos representantes de entidades públicas e privadas marcaram presença, além de grande participação popular. A programação iniciou com um momento de acolhimento, feito pelo músico guanambiese Jardel Pereira, entoando canções afro, e após a composição do palco, com autoridades e representantes de entidades, a assistente social Rosinei Gomes fez um relato histórico da comunidade, explicando também aos presentes, como se deu o início do projeto, de auxiliar diversas comunidades do município a buscar o devido reconhecimento, junto às instancias cabíveis.

No seu pronunciamento, o presidente da associação local, Sr. Manoel Pimentel externou da imensa alegria da comunidade pelo reconhecimento, “neste lugar viveram os nossos ancestrais, em uma terra marcada pela luta e resistência, esta noite é muito especial, sou grato à equipe da Prefeitura de Guanambi pelo apoio, e por nos dar todo suporte para esta importante conquista”, disse.

A Secretária de Assistência Social, Maria Silvia Neves Souza (Lilia), pasta que coordenou o projeto, fez questão de salientar que o trabalho de sua secretaria é pautado por efetivar as garantias sociais, coordenando e assegurando as conquistas populares, “não poderíamos deixar de lutar junto com a Comunidade de Queimadas, vencemos uma etapa e iremos continuar trilhando este caminho de conquistas”, frisou.

Diversos vereadores usaram da palavra, além de lideranças sindicais e comunitárias, todos parabenizando e reafirmando o apoio para a efetivação das políticas públicas.

No grande momento da noite, a entrega do documento emitido pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares, intitulado “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo”, foi feita pelo Prefeito Charles Fernandes, ao lado da secretaria Lilia, e da assistente social Rosinei Gomes, para o Sr. Manoel Pimentel, seguido de aplausos e grande celebração por todos os presentes. “O povo da zona rural do nosso município sempre irá contar com o nosso total e irrestrito apoio, continuaremos auxiliando as demais comunidades remanescentes de quilombo a ter o devido reconhecimento”, disse o prefeito Charles.

Logo após a entrega do documento, houve apresentações culturais, com a dança Maculelê, e rodas de capoeira, com alunos da comunidade local, e do Grupo Ginga Bahia, encerrando o evento com show musical com o músico Virgilio Leasi.

Imprimir
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter