Portuguesa de Mandacaru perde para o Ypiranga e dar adeus ao sonho de classificação.
Com muitos desfalques a “Mais Querida do Sertão” entrou em campo na tarde deste domingo 10 de novembro em jogo válido pelo Campeonato Guanambiense 2013 contra o Ypiranga. Ainda no vestiário, o treinador (Elcimar) justificava o alto número de jogadores que iria desfalcar a equipe nesse “duelo”, uns jogadores por contusões (Hellysson, Gilbenes, Cosme Matheus, Iago, Elton, João Gilberto), outro por motivo de trabalho como o goleiro Daí e ainda aqueles, que de forma “irresponsáveis” confirmaram a presença no jogo, mas na hora deram “o cano” (Luis Henrique, Emanuel e Jefferson – Gel), reduzindo assim, o número de atletas disponíveis para entrar em campo. Além disso, o treinador foi categórico ao dizer que uma derrota nessa tarde, a equipe dava “adeus” ao sonho de classificação na competição.
Apesar desses desfalques, os jogadores que atuaram foram muitos guerreiros dentro das limitações de cada um, pois os erros estiveram atrapalhando o bom desempenho dos mesmos. Durante todo o jogo eram muitos passes errados no meio de campo, através dos jogadores Neto e Warley. Já o meia de ligação Everton, um dos jogadores responsáveis pela criação das jogadas, pouco conseguia se mexer para receber a bola, inclusive, alguns torcedores pediam ainda no primeiro tempo, a substituição do camisa 8 da Portuguesa de Mandacaru. Nisso sobrecarregou Dell, que recebia uma forte marcação nas vezes que tinha a posse de bola, impossibilitando a criação das jogadas. Apesar dos três gols sofridos, o goleiro Marquinhos demonstrou que tem capacidade de brigar pela vaga de titular, sendo auxiliando pela ótima atuação do zagueiro Felipe e atrapalhado pelas “lambanças” do outro zagueiro Geraldo Júnior.
Além disso, Rodrigo – lateral direito - que em outras partidas era a válvula de escape do time pela ala direita teve uma atuação tímida. No ataque, o estreante Emmerson Klener da cidade de Malhada de Pedra na base da força, da garra e da raça tentava incomodar a zaga do adversário, pois a bola não era trabalhada pelos meias de criação (Dell e Everton). E ainda para aumentar a “maré de azar”, o artilheiro do time (Romário) saiu antes dos 20min do 1º Tempo contundido. Zé Carlos, que retornou de contusão entrou no seu lugar. Com a posse de bola na maior parte da etapa inicial, a Lusa Guanambiense conseguiu abrir o placar através de Emmerson Klener, que ganhou do zagueiro e mandou no ângulo sem chances para o goleiro Klemon, fazendo Portuguesa de Mandacaru 1 X 0 Ypiranga e demonstrando que tem “faro de gol”, pois este garoto foi o artilheiro do Campeonato SUB-20 em Malhada de Pedra.
Embora tenha feito o gol, a marcação no meio campo não emplacou e aos 10 minutos após sair na frente, a Portuguesa de Mandacaru sofreu o empate em cobrança de escanteio, que o goleiro Marquinhos reclamou ter sido empurrado. Nos acréscimos (47 min), o Ypiranga recuperou uma bola, partindo no contra ataque e o zagueiro Geraldo Júnior numa atrapalhada, caiu e o atacante Ypiranguense só teve o trabalho de driblar o goleiro Marquinhos e mandar para o fundo da rede, virando o placar (Ypiranga 2 X 1 Portuguesa de Mandacaru).
No segundo tempo, o treinador lusitano tentou arrumar o time no vestiário, mas de nada adiantou, pois nos primeiros minutos, novamente, o zagueiro Geraldo Jr. falhou e o atacante Zezé ampliou o placar para 3 X 1. Desesperado e inconformado com a situação, o técnico da lusa recorreu às alterações (Darkson no lugar de Dell e Wanderson no lugar de Geraldo Jr.). Em seguida, pela primeira vez no Campeonato Guanambiense, Matheus Chaves fez sua estréia no lugar de Everton, que só passeou no gramado. Os sangues novos deram outra cara, ânimo e atitude a equipe, pois a bola começou a chegar com mais perigo ao gol do Ypiranga, sendo dessa forma acionados os atacantes Zé Carlos e Emmerson que passaram a participar mais do jogo.
Aos 30min numa jogada de muita velocidade e trocas de bons passes na intermediária do Ypiranga, a bola sobrou para Zé Carlos que diminuiu, Portuguesa 2 X 3 Ypiranga. Após fazer o segundo gol, a Portuguesa tomou conta do jogo, criando ótimas oportunidades de empatar a partida, sendo que em umas dessas, Ézio cabeceou no contra pé do goleiro, mas a bola passou tirando “tinta da trave”. Nas poucas vezes que o adversário atacava no segundo tempo, os zagueiros Wanderson e Felipe Cláudio bem posicionados cortavam a bola. Mas, a falta de pontaria e tranqüilidade no arremate impossibilitou a Lusa Guanambiense chegar ao empate. Esse jogo foi à despedida do zagueiro Felipe da “Mais Querida do Sertão”, pois o mesmo deverá viajar nos próximos dias para o estado de Pernambuco, onde irá compor o grupo de uma equipe profissional.
Placar Final: Portuguesa de Mandacaru 2 X 3 Ypiranga.
Portuguesa de Mandacaru jogou com Marquinhos, Rodrigo, Felipe, Geraldo Jr. (Wanderson) e Ézio; Neto (Bruno Dias), Warley, Everton (Matheus Chaves) e Dell (Darkson); Emmerson Klener e Romário (Zé Carlos). Ainda esteve no banco de reservas o volante Júnior.
No sábado (09/11) ocorreram dois jogos e os resultados foram o seguinte:
Bahia 4 X 1 Palmeirinhas e Bahia de Morrinhos 3 X 1 Vitória.