X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Políticas públicas para destinação de resíduos sólidos em Guanambi é tema de pesquisa de docente e acadêmicos da FG.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Políticas públicas para destinação de resíduos sólidos em Guanambi é tema de pesquisa de docente e acadêmicos da FG.

A destinação dos resíduos sólidos nos centros urbanos consiste em um problema que agrava-se a cada dia. Com o crescimento da cidade, aumento dos padrões de consumo e crescente falta de áreas urbanas para destinar os materiais sem valor econômico e não reintegrados ao meio ambiente, a discussão de alternativas ecologicamente corretas para a destinação de tais resíduos vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas e gestões municipais.

Movidos pela necessidade de compreender mais sobre o tema, a professora pesquisadora da Faculdade Guanambi, Deborah Marques, em conjunto com os discentes Manuela Marques Fonseca, Michelle Lins e Diógenes Prado, está realizando uma pesquisa que tem como objetivo analisar os aspectos legais e reais relativos à destinação adequada dos resíduos sólidos em Guanambi.

Segundo a professora, a pesquisa busca compreender como as normas urbanas contribuem para a melhoria do meio-ambiente. Para tanto, os pesquisadores estão realizando um levantamento das políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Guanambi no que diz respeito à coleta, seleção e tratamento de resíduos sólidos. “A pesquisa busca apontar sugestões de projetos de coleta, seleção e tratamento para que a destinação adequada dos resíduos sólidos possa ser implementada no município”, afirma Marques.

Os pesquisadores ressaltam que o trabalho, que tem por título "Políticas Públicas e Resíduos Sólidos: um Estudo da Cidade de Guanambi/Ba”, está em fase de execução, mas já apresenta resultados preliminares. Assim, observou-se que o município não possui nenhuma normatividade própria à coleta, seleção e tratamento dos resíduos sólidos, e a população não demonstra preocupação com o tema. “Há somente uma empresa privada que reaproveita os resíduos municipais, mas sem uma contribuição e vinculação efetiva do poder público municipal”, afirma a professora.

&8203;Trabalho será apresentado na UNESA e na UNIMONTES – Os resultados preliminares da pesquisa feita em Guanambi serão apresentados e publicados no VI Seminário de Pesquisa da Universidade Estácio de Sá (UNESA), no Rio de Janeiro. O objetivo do Seminário de Pesquisa da Estácio é proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, das diversas áreas de conhecimento. O evento acontece no dia 18 de outubro de 2014, no campus do Rio de Janeiro.

 

A pesquisa também será apresentada no IV Congresso em Desenvolvimento Social – “Mobilidades e Desenvolvimento”, que acontece de 27 a 29 de agosto. O evento é bienal e tem o objetivo de promover espaço de interlocução, divulgação e reflexão de temáticas e pesquisas sobre os temas relacionados, elaboradas por professores e acadêmicos e outros segmentos da sociedade civil.

Imprimir
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter