X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Paulo Barretto ministra aula no mestrado FG e fala sobre Filosofia do Direito.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Paulo Barretto ministra aula no mestrado FG e fala sobre Filosofia do Direito.

O jurista Vicente de Paulo Barretto esteve na Faculdade Guanambi, no último fim de semana, para ministrar mais um módulo do Mestrado em Direito da FG. Barretto é um dos mais importantes autores na área da Filosofia do Direito no Brasil e América Latina. Livre-docente em Filosofia pela PUC-RJ, e pós-doutor pela Maison des Sciences de L´Homme, em Paris, Barreto é professor visitante da Universidade de Coimbra, em Portugal, e do curso de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Em entrevista à assessoria de comunicação da FG, o Prof. Dr. Paulo Barretto destacou a importância da interiorização da produção de conhecimento, especialmente a fomentação de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) fora dos grandes eixos do Sul e Sudeste do Brasil.

 “Isto é fundamental para o futuro da democracia no Brasil. Esta construção coletiva do conhecimento entre os grandes centros e o interior deve ser cada vez mais incentivada. O interior do Brasil está necessitando de mestrados e doutorado na área das ciências sociais, especificamente do Direito”, disse.

Filosofia do Direito – Tendo como áreas de estudo e pesquisa a filosofia do Direito, o Prof. Dr. Paulo Barretto possui livros e artigos publicados na área. Numa linguagem simples, porém direta, o jurista define a filosofia do Direito como “o ramo da filosofia que estuda o fenômeno jurídico: as leis, a doutrina, a jurisprudência e os fundamentos do sistema jurídico brasileiro”.

Lançando mão de pensadores como Friedrich Hegel e Immanuel Kant, o professor falou sobre o nascimento do Direito e do conceito de democracia, definindo a filosofia como a “mãe de todas as ciências”. Segundo Barretto, o interesse pela temática da filosofia do direito é um fenômeno cultural e político que se manifesta no espaço público de todas as sociedades contemporâneas.

“Nações  tradicionais, com culturas jurídicas sedimentadas, bem como nações recentemente estabelecidas, reclamam uma grande dose de reflexão filosófica sobre o Direito e a Lei”, afirma o professor em uma de suas obras: Filosofia, Direito e Estado Democrático de Direito. Barretto retorna a Guanambi nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2014 para ministrar a disciplina Filosofia do Direito, no Mestrado da FG.

 

Mestrado FG - A iniciativa pioneira em trazer o Mestrado em Direito para o sertão baiano é fruto de um novo ciclo de desenvolvimento da Faculdade Guanambi. A vinda do Mestrado é o início de uma nova etapa de consolidação da FG como uma das referências no ensino superior da região Nordeste do país. O programa é realizado na modalidade Mestrado Interinstitucional (MINTER), por meio de um convênio aprovado pela CAPES, numa parceria UNESA – FG.

Imprimir
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter