Ivana Bastos se congratula com povo de Caetité.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, protocolou, na Secretaria Geral da Mesa, moção de congratulações ao município de Caetité, que no dia 5 de abril completou 215 de emancipação política.
No documento, Ivana ressaltou a posição do município como referência no desenvolvimento econômico e na formação histórica da Bahia e citou várias personalidades caetiteenses, entre elas Anísio Teixeira, César Zama, Aristides Spínola e Waldick Soriano, e os políticos Haroldo Lima, Paulo Souto, Prisco Viana e Paulo Jackson.
A chefe do Legislativo destacou, ainda, o potencial energético e a riqueza mineral de Caetité, com suas jazidas de urânio, ametista, manganês e ferro, sendo a ferrífera a terceira maior do Brasil e a de urânio, única mina do metal em produção no país, com uma unidade de mineração e beneficiamento do minério. Outra riqueza local, segundo Ivana, é a energia eólica. “Conforme estudos, o município apresenta um extraordinário potencial eólico, condição que torna Caetité absolutamente viável para grandes projetos no campo da energia renovável”.
HISTÓRIA
Sobre a história de Caetité, a parlamentar lembrou as origens do município, quando era habitada pelos povos indígenas pataxós, tupinaés e maracás. A colonização começou no século XVII, por meio de vaqueiros, época em que a região era ponto de passagem para bandeirantes paulistas e posto de catequese. No século seguinte, tornou-se ponto de pouso de mineradores que se dirigiam às minas de ouro de Minas Gerais e Rio de Contas, quando foi erguida uma capela em louvor à Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade, formando-se em volta o Arraial de Caetité, atual sede do município.
Elevado à categoria de freguesia, com o nome de Santana do Caetité, no início do século XIX, sua população se mobiliza e exige da Coroa Portuguesa a elevação à categoria de Vila. Em 1803, uma provisão do Conselho Ultramarino ordenou a criação da Vila, que foi instalada em 5 de abril de 1810, data em que se comemora o aniversário do município.
Embora tennha sido criada em Guanambi, Ivana ressaltou o orgulho de estar no rol dos filhos e filhas de Caetité, especialmente no campo das pessoas públicas. “Não poderia esconder que esta peça legislativa tem um significado todo especial à sua signatária”, afirmou.
MANDATO
Com relação ao mandato legislativo, a presidente da ALBA salientou a sua estreita relação com o desenvolvimento do município, notadamente no encaminhamento de obras de infraestrutura e mobilidade, além de melhorias nas áreas de educação, saúde e segurança públicas.
Entre as ações realizadas em favor do município, a líder da Casa enumerou a colaboração com o serviço de iluminação do trecho entre Caetité e Guanambi; na pavimentação da BA-937; na estrada que liga Pajeú à BR-030 e na requalificação do aeródromo; na modernização do Complexo Educacional, com recursos da ordem de R$ 42 milhões. Na área da saúde ela destacou a entrega da Unidade de Saúde da Família Dr. Clarismundo Pontes, a modernização da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com investimento de R$ 1,3 milhão, além da entrega de uma viatura nova à Delegacia Territorial de Caetité.
“Colocamos a nossa digital parlamentar também no Galpão de Vestuário do Mercado Municipal, no Galpão Multi Variedades, assim como na Central de Águas do município, beneficiando cerca de 40 mil moradores”, informou, prestando homenagem ao município aniversariante, “parabenizando toda essa gente querida e suas instituições, de mulheres e homens trabalhadores, pela passagem dos 215 anos de sua emancipação política”, comemorou.
Com informações da ALBA