X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Ivana Bastos enaltece trajetórias de Edvaldo e Antonio Brito em sessão histórica que condecorou pai e filho.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Ivana Bastos enaltece trajetórias de Edvaldo e Antonio Brito em sessão histórica que condecorou pai e filho.

PRESIDENTE DA ALBA ELOGIOU OS TRÊS PROPONENTES DAS HOMENAGENS

  • Ivana Bastos enaltece trajetórias de Edvaldo e Antonio Brito em sessão histórica que condecorou pai e filho. - Foto 1
  • Ivana Bastos enaltece trajetórias de Edvaldo e Antonio Brito em sessão histórica que condecorou pai e filho. - Foto 2
  • Sexta-feira, 3 de outubro de 2025. Um dia histórico na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no qual pai e filho foram homenageados na mesma sessão. O pai, presidente do PSD de Salvador e ex-vereador, Edvaldo Brito, com as comendas 2 de Julho e Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. O filho, deputado federal Antonio Brito, com a comenda 2 de Julho. “O peso desta Casa Legislativa hoje se eleva em grandeza. Ainda que eu tivesse páginas e páginas para escrever, não seria capaz de traduzir, em plenitude, a emoção de presidir esta sessão”, sintetizou a presidente Ivana Bastos.

                    “Quero, neste instante, reconhecer os deputados que propuseram estas honrarias”, disse a chefe do Legislativo baiano ao elogiar Euclides Fernandes (PT) – Título João Mangabeira, Marquinho Viana (PSD) – comenda 2 de Julho, ambas a Edvaldo Brito; e Patrick Lopes (Avante) – 2 de Julho a Antonio Brito. Ivana ressaltou que cada um deles soube transformar em proposição aquilo que já era consenso na alma baiana, um gesto de memória e reconhecimento e perpetuando valores que são eternos. “Estamos reunidos, neste plenário que hoje transcende sua função de Casa de Leis, para se tornar altar da memória”, completou.

                    Sobre Edvaldo Brito, Ivana Bastos o definiu não apenas como jurista, professor, intelectual e presidente do PSD de Salvador, mas como um patrimônio vivo da Bahia. Um mestre que demonstrou, com a própria vida, a máxima do filósofo Platão: “A educação é a melhor provisão para a velhice.” Para ela, Edvaldo provou, ainda, que a educação é também a melhor arma contra a desigualdade e o preconceito. E lembrou que Dona Edite, em sua sabedoria de mulher simples e firme, disse ao filho: “Estude, Edvardo, porque você vai ser um grande homem.” “E ele foi, e venceu!”, celebrou Ivana, observando que a homenagem acontece justamente no dia em que ele completa 88 anos.

    SELO DE ETERNIDADE

                    Uma feliz coincidência que se completou com a dupla homenagem. “E a vida, em sua sabedoria, quis que esta sessão também celebrasse outro nome de peso: o deputado federal Antônio Brito, seu filho”, assinalou Ivana Bastos. A primeira mulher a presidir a ALBA em seus 190 anos de existência recordou que Antonio ergueu a bandeira da assistência social, liderou a frente das Santas Casas e da saúde filantrópica e foi voz firme em defesa das populações mais vulneráveis. “Hoje, ao receber também a comenda 2 de Julho, une sua história à do pai, nesta sessão que não é apenas uma homenagem, mas um selo de eternidade”, finalizou a presidente.

    Fotos: Vaner Casaes

    ALBA – Ascom

    Gabinete da Presidência

     

    Imprimir
    • Compartilhe esse post
    • Compartilhar no Facebook00
    • Compartilhar no Google Plus00
    • Compartilhar no Twitter