Ivana Bastos conduz sessão de títulos de cidadania ao diretor-geral e ao diretor de inteligência da PF.
PRESIDENTE DA ALBA LEMBRA QUE O PROPONENTE FOI ADOLFO MENEZES
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, disse que a sessão especial, na tarde desta sexta-feira (31.10), de entrega dos títulos de Cidadão Baiano aos delegados da Polícia Federal Andrei Rodrigues, diretor-geral, e Leandro Almada, diretor de Inteligência, foi além das individualidades. “É, também, uma homenagem à instituição que há décadas representa o braço firme e a consciência ética do Estado brasileiro”, definiu a presidente, que também homenageou a iniciativa do deputado Adolfo Menezes (PSD), propositor dos títulos: “é um gesto institucional, trazendo à luz aquilo que esta Casa tem de mais nobre: o respeito pelas instituições da República e o apreço pelos que as servem com decência”.
Sobre Leandro Almada, a chefe do Legislativo estadual afirmou que tem uma trajetória feita de capítulos que exigiram coragem. E recordou que ele, quando corregedor-geral da PF, coordenou investigações delicadas, enfrentando crimes internos com a mesma firmeza que combateu o crime organizado. Almada também esteve à frente de um dos casos mais emblemáticos da história recente do país, o caso Marielle Franco e Anderson Gomes. “A Bahia, que já foi a sua casa quando o senhor dedicou seu trabalho ao estado, agora o acolhe como filho”, disse Ivana Bastos, referindo-se à época na qual o delegado foi superintendente regional da instituição.
Ao falar sobre a trajetória de Andrei Rodrigues, a presidente da ALBA destacou a dimensão da liderança institucional e a capacidade de exercer esta liderança com serenidade, fortalecendo ainda mais a Polícia Federal, consolidando-a como uma instituição respeitada dentro e fora do país e fortalecendo pontes entre as forças de segurança e os poderes da República. “O reconhecimento que o Brasil lhe confere, em nível nacional e internacional, é fruto do seu trabalho, da sua entrega e da sua fé no serviço público como missão”, constatou a deputada Ivana Bastos.
BAHIA DE RUY E DULCE
“A Bahia que hoje os acolhe é a Bahia de Ruy Barbosa, onde a liberdade se fez verbo e a justiça, missão; é a Bahia de Santa Dulce dos Pobres, onde a compaixão se traduz em obra e a caridade, em dignidade; é a Bahia do Senhor do Bonfim, onde a fé se mistura à esperança e o axé se converte em força”, falou Ivana, recepcionando os novos baianos. E, encerrando, declarou: “é essa Bahia, de fé, de coragem e de civilidade, que hoje os abraça como filhos honorários, entregando-lhes o Título de Cidadãos Baianos como símbolo de gratidão e confiança. Como primeira mulher a presidir esta Assembleia em 190 anos de história, sinto-me profundamente honrada em conduzir esta homenagem”.
Fotos: Vaner Casaes
ALBA – Ascom
Gabinete da Presidência

