Guanambi: Professores da FG publicam artigo em revista científica.
O professor Fabrício Neves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guanambi, participou, no mês de outubro, da XI Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia. O evento, que aconteceu em Salvador, foi marcado pelo lançamento do periódico RCB (Revista de Contabilidade da Bahia), que traz o artigo “Mensuração do Resultado Econômico da Secretaria de Saúde de Guanambi/BA", de sua autoria, em parceria com a docente Denise Neves, também professora do curso de Ciências Contábeis da FG.
A revista é uma publicação do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC/BA), de periodicidade semestral e tem como propósito divulgar pesquisas científicas no campo de estudo das Ciências Contábeis, que contribuam para o avanço na fomentação de conhecimento e sejam aplicadas em benefício de empresas organizações públicas e organizações não governamentais.
O artigo publicado discute o valor que o Estado agrega à sociedade pela disponibilização dos serviços públicos. A pesquisa teve por finalidade rediscutir as funções da contabilidade pública, que passa por um processo de modernização; e demonstrar o valor adicionado gerado pelas atividades de um órgão da prefeitura, identificando seus custos operacionais, assim como a receita econômica gerada. O estudo foi realizado na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Guanambi/BA, estruturado em um estudo de caso, de forma a permitir a análise e interpretação de seu resultado econômico em termos quantitativos.
Foto 1 O professor Fabrício Neves, que é também delegado do CRC em Guanambi, afirma que “a publicação de um artigo científico em uma revista especializada como a RCB é uma forma de transmitir à comunidade técnico científica o conhecimento de discussões acerca de novos temas e o desenvolvimento de novos métodos de análise nas diversas áreas da ciência social”.
Para a professora Denise Neves, a publicação de artigos, seja ele técnico ou científico, é uma forma de transmitir o conhecimento de novas descobertas, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência. “É uma forma do professor (que é formador de opiniões), demonstrar que está em constante atualização. E, acima de tudo, é uma forma de motivar seus alunos na busca pelo conhecimento”, afirmou.
