Governador Jaques Wagner garante apoio ao curso de Medicina na FG.
Em Guanambi, goverandor manteve conversas com o Diretor Geral da FG, Felipe Duarte.
Na manhã desta quinta-feira (12), o Diretor Geral da Faculdade Guanambi, Felipe Duarte, esteve com o governador do Estado, Jaques Wagner, quando conversaram sobre a implantação do curso de Medicina na FG. Recentemente o Ministério da Educação divulgou uma lista com 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em Medicina por instituições particulares de ensino superior, dentre eles município de Guanambi.
O governador declarou que vai se empenhar para que o curso seja de fato implantado, o que vai redefinir a educação superior no interior do Estado. Wagner destacou obras importantes como o recém inaugurado Laboratório Municipal de Referência Regional; o projeto para construção do Hospital de Câncer, em Caetité; e o curso de Medicina em Guanambi. “O curso de Medicina está chegando e vai impulsionar o desenvolvimento regional”, declarou em seu discurso.
Segundo Felipe Duarte, a implantação do curso de Medicina para a FG será um divisor de águas no desenvolvimento da região. “A FG vem se empenhando desde 2009 na implantação deste projeto. Contamos com o apoio dos governos estadual e municipal e de lideranças políticas”, disse.
Duarte destaca que o curso de Medicina vai atrair outros benefícios para a cidade, como o aperfeiçoamento dos serviços e equipamentos públicos de saúde, a implantação de residências médicas – compromisso já firmado com o MEC – e a demarcação definitiva de Guanambi e região como polo educacional no Nordeste.
A expectativa agora é a visita do MEC, que deverá avaliar os instrumentos públicos de saúde do município e região, o que vai servir de base para a autorização do curso. O prefeito Charles Fernandes também declarou apoio: “A vontade do governador é ver a educação de nível superior chegar ao interior da Bahia. Sem dúvida nós damos total apoio a este projeto”, declarou.
Obra inaugurada– Em Guanambi, Jaques Wagner cumpriu agenda na inauguração do Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR) e entrega de 23 ambulâncias para as regionais de Bom Jesus da Lapa e Guanambi, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192.
Vinculado ao Laboratório Central de Saúde Pública Gonçalo Muniz (Lacen), em Salvador, e à Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública, o LMRR vai atender à demanda de 21 municípios da região de Guanambi, com procedimentos e exames de análises clínicas. Foram investido R$ 1,8 milhão.