
Filho de uma família tradicional, sendo o quinto prefeito da família Ladeia na história política de Caetité, eleito Prefeito de Caetité por dois mandatos, o médico ginecologista de 50 anos, Dr. Ricardo de Tadeu Ladeia, realiza uma administração exemplar que lhe garantiu prêmios e honrarias que foram conferidos baseados nos índices alcançados, sobretudo na área social. Ricardo costuma dizer que ?tudo que precisa ser feito, merece ser bem feito?, e fez dessa frase seu norte na administração municipal, realizando obras e ações que mudam o perfil urbano do município e buscam melhorar a vida do Caetiteense. O Prefeito recebeu a imprensa no seu gabinete para falar de administração e de política. Leia a entrevista abaixo:
CR ? Prefeito, o Senhor realiza uma administração marcada por obras e ações importantes. De onde vêm os recursos?
RL ? Temos realizado muito utilizando os poucos recursos do povo de Caetité. Foram poucas as obras que receberam apoio do Governo Federal, como o Hospital Municipal em construção e a Lagoa de Estabilização no primeiro mandato e a quadra da comunidade de Aroeiras que foi fruto de um convênio com o Governo do Estado no final do ano passado, afora isso e o apoio da Rio Doce Manganês que nos apoiou na construção da quadra da Praça Vereador Edvaldo Vilasboas no Alto do Cristo, todas as outras obras foram realizadas com recursos próprios, frutos de um esforço da nossa equipe que comunga do mesmo ideal nosso de administrar elegendo prioridades.
CR ? O senhor sempre diz que Saúde e Educação são prioridades de governo. O que foi feito nessas áreas para garantir essa afirmação?
RL ? Na educação nós temos desenvolvido ações que procuram devolver a Caetité, Terra do grande Educador Anísio Teixeira, o título de terra da educação. Quando assumimos o município, no início de 2001, tínhamos cerca de 240 escolas multisseriadas, e aos poucos, ao longo desses 6 anos e meio de administração, de forma gradativa, respeitando as particularidades de cada região, temos realizado um trabalho de nucleação propositiva, com a conscientização da comunidade. Hoje temos apenas 10 escolas multisseriadas e ao final do nosso mandato, não restará uma só escola nessa condição. Ainda na educação além da construção de mais escolas, dotadas de infra-estrutura capaz de oferecer ao aluno um ensino-aprendizagem à altura, como laboratórios de informática e salas de educação inclusiva, implantamos o CAP para combater as dificuldades de aprendizagem, implantamos um serviço de coordenação pedagógica que é modelo na região e devolvemos ao professor a dignidade e o respeito com o pagamento dos seus direitos e avanços que antes não eram respeitados. Para se ter uma idéia do quanto respeitamos o funcionário, o atual plano de cargos e salários em vigor no município, foi amplamente discutido com eles que puderam opinar e corrigir as distorções antes existentes. Já na saúde, além do atendimento de urgência e emergência, o município oferece outros serviços como assistência ginecológica, pediátrica, neo-natal, patológica clínica e Imunológica. O município ainda oferece os serviços de gastroenterologia, psiquiatria, neurologia, ortopedia, mastologia sem falar dos serviços de atenção primária, como: Planejamento Familiar, Prevenção do Câncer do Colo Uterino e Mamas, Saúde bucal, Prevenção e Assistência ao Hipertenso e Diabético, Assistência ao Hanseniano e Portador de Tuberculose Pulmonar, Assistência Farmacêutica e Social, entre outros. Mas a saúde em caetité, só será referência com o funcionamento dos PSF?s que estamos implantando e do Hospital Municipal que é o nosso grande desafio e que tenho certeza funcionará antes do final do nosso mandato, pois não descansamos ainda um só minuto na luta pelos recursos que faltam para concluí-lo.
CR ? Sucessão Municipal. Como o senhor avalia o quadro no momento e quem tem mais chances de ser o candidato do grupo?
RL ? O quadro no momento nos é favorável. O povo de Caetité saberá reconhecer os avanços conquistados nos últimos anos e haverá de votar em um candidato sintonizado com os anseios popular, que poderá dar continuidade a um trabalho que mudou a cara da cidade. Quanto ao nome, tenho reunido o grupo e dito que não vou tirar nenhum candidato do bolso. Vamos apresentar a Caetité um candidato, fruto de uma pesquisa séria, que tenha o respaldo popular e condições para governar. Nosso apoio será apenas mais um fator que o fará vitorioso.