X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Criança de Caetité passa por cirurgia para reconstrução do crânio.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Criança de Caetité passa por cirurgia para reconstrução do crânio.

No dia 10 de junho, Lucas Gabriel Pimentel, um garoto de dois anos de idade, natural de Caetité, município da região Sudoeste foi submetido a uma cirurgia para reconstrução do crânio. O procedimento foi realizado no Hospital Manoel Novaes (HMN), em Itabuna, Sul da Bahia.

A cirurgia foi necessária porquê o garoto nasceu com malformação craniana. O procedimento que durou quase 6 horas foi realizado via Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, é a primeira vez que este procedimento foi realizado em uma criança no sul do estado.

Lucas nasceu prematuro, com 32 semanas e três dias, e com uma malformação craniana que levou a modificação do formato da cabeça e alteração da região superior do rosto. Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o menino sofria com uma patologia conhecida como craniossinostose (ou cranioestenose), que se caracteriza pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas da calota craniana.

Neste caso específico, foi identificado o fechamento precoce da sutura coronária esquerda e da sutura metópica, levando a uma assimetria importante da face e redução do espaço intracraniano à esquerda. Sem a cirurgia, Lucas Gabriel corria o risco de não atingir o máximo potencial cognitivo do cérebro, o que poderia causar atraso no seu neurodesenvolvimento.

Esse foi o principal motivo da mãe dele, a manicure Keila Cristina Pimentel, ter buscado o atendimento especializado. De acordo com o médico neurocirurgião pediátrico, Fernando Schmitz, a cirurgia foi grande e complexa, pois exigiu conhecimento técnico e coordenação de toda a equipe envolvida. O pequeno Lucas Gabriel Pimentel deve ter alta nesta quinta-feira (17).

EDIÇÃO: TARCÍSIO ARCANJO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter