Ivana Bastos assume cargo no colegiado de Presidentes da Unale e lidera comitiva baiana em reunião nacional.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada estadual Ivana Bastos (PSD), participou da 2ª Reunião da Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) nesta segunda-feira (17), nesta Legislativa da Paraíba (ALPB), em João Pessoa. O encontro também celebrou a posse do novo colegiado de presidentes de assembleias legislativas, que ficou com Ivana Bastos como conselheira.
A nova composição também inclui Bruno Peixoto (ALE-GO) como presidente, Marcelo Santos (AL-ES) como vice-presidente -e Tadeu Leite (AL-MG) como secretário-geral.
O encontro reuniu representantes de todo o Brasil para debater pautas estratégicas para os legislativos estaduais e oficializar a posse do novo Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, no qual Ivana Bastos passou a atuar como Conselheira. Além disso, a diretoria aprovou a nova composição das comissões temáticas da Unale, assegurando a participação ativa dos parlamentares baianos.
A presidente da AL-BA esteve acompanhada por uma comitiva formada pelas deputadas Fátima Nunes (PT), que irá integrar a Comissão de Assistência Social; Fabíola Mansur (PSB), que também exerce a função de secretária da Bahia na Unale e irá compor a Comissão de Saúde; e os deputados Vitor Azevedo (PL) e Samuel Júnior (União) que irão integrar a Comissão das Cidades.
"Este evento reafirma nosso compromisso com o fortalecimento das assembleias legislativas e com a construção de políticas públicas que dialoguem diretamente com as demandas da população. Além disso, este momento tem um significado especial para mim: ser a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia em seus 190 anos de história é uma grande honra e um marco que carrego com muito orgulho e compor o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas é um privilégio que reforça a importância da nossa atuação no cenário nacional", destacou a presidente.
Ainda na reunião, os parlamentares debateram temas como a tese de preservação do marco temporal de janeiro de 2021 para reeleições nas Assembleias Legislativas, resultado de uma recente agenda com o ministro Gilmar Mendes. Também foram discutidas a atualização do regulamento do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, a criação do Livro Comemorativo das Premiações; a ampliação dos convênios da entidade, o desenvolvimento do aplicativo oficial da Unale e a participação na COP30.
No final do encontro, foi realizada a entrega do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, que reconhece iniciativas de destaque no legislativo estadual. Neste ano, a premiação contemplou a categoria "Atendimento ao Cidadão", valorizando projetos inovadores que promovem melhorias diretas na vida da população.
O evento contou com a participação de diversas autoridades do legislativo estadual, incluindo os presidentes das assembleias já citados, além de deputados dos estados do Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Maranhão, Acre, Sergipe e Ceará.
Bahia Notícias