Bahia é o estado mais beberrão do Nordeste; Salvador tem mais sedentários.
Pesquisa do IBGE revela o impacto de maus hábitos na saúde dos baianos e soteropolitanos.
Cerca de 73 mil pessoas na capital baiana substituem refeições por sanduíches, pizzas e salgados. Desse total, 39 mil realizam estas substituições regularmente. A Bahia é o maior estado em consumo de bebida alcoólica no Nordeste e o primeiro do país em maiores de 18 anos que assumem fazer consumo abusivo do álcool.
Os soteropolitanos também estão entre os maiores consumidores de sal em excesso e onde cerca de 42% da população é sedentária.
Os comportamentos de riscos assumidos pela população foram divulgados na quarta-feira (10), durante o lançamento dos resultados da primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde(MS).
A iniciativa é pioneira na área de saúde, em território nacional, a coletar amostras de sangue e de urina da população entrevistada, fato que confere mais precisão aos resultados.
