As demandas, deficiências e ações para melhorar a saúde púbica na região, foi o tema em destaque da pauta da reunião de trabalho dos prefeitos quem compõem o Consórcio do Alto Sertão. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Sebastiao laranjeiras, nesta sexta-feira (13) contou com a participação dos secretários municiais de saúde, que participaram do debate, apresentando o diagnóstico das dificuldades de cada município e os problemas comuns da região.
Prefeitos criticam falta de serviços no hospital regional
A grande maioria dos prefeitos presentes destacou a necessidade urgente de melhorias nos serviços e estrutura de atendimento do Hospital Regional de Guanambi, aprovando um documento elaborado na reunião, solicitando entre outros pontos, a instalação da uma regulação central em Guanambi, ampliação de vagas na UTI e UTI Neonatal, cirurgias seletivas e ortopédicas, humanização do atendimento, indicação de um gestor técnico para a unidade e ampliação da estrutura física. No documento, expressaram ainda preocupação com o sistema de parceria proposto pelo governo do estado no projeto das policlínicas “não podemos aceitar mais uma estrutura de saúde em que os municípios fiquem com a maior responsabilidade, inclusive financeiro, e sem melhorar os serviços já existentes”, destacaram os prefeitos.
O documento inclui ainda, solicitação de serviços para assegurar o pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias e quitação da dívida nos serviços de assistência farmacêutica. Na pauta, foi aprovado ainda outro documento relatando as dificuldades relacionadas à estiagem e pedindo providencias. Para o prefeito de Guanambi, presidente do consórcio, “foi uma das mais produtivas reuniões, reafirmando a nossa unidade e a nossa defesa na melhoria da qualidade de vida da nossa população, com ênfase na saúde pública”, disse. Já a prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz agradeceu a presença dos colegas e destacou a importância do consórcio “como instrumento para nos unirmos cada vez mais, e buscarmos nossas reivindicações comuns”.
Presentes, além dos prefeitos do consórcio, o presidente da Câmara de Vereadores local, Valmirá Pereira, vereadores e secretários da região, secretários da administração local e lideranças.
" ["post_views"]=> string(4) "1083" ["post_cover__"]=> string(19) "191804201513031.jpg" ["post_category"]=> string(1) "4" ["post_lastview"]=> string(19) "2026-06-22 22:51:56" ["post_name"]=> string(89) "consorcio-do-alto-sertao-realiza-encontro-em-sebastiao-laranjeiras-e-debate-saude-publica" ["post_subtitle"]=> NULL ["post_video"]=> NULL ["post_author"]=> string(1) "1" ["post_category_parent"]=> NULL ["post_status"]=> string(1) "1" ["post_type"]=> NULL ["post_instant_article"]=> NULL ["post_amp"]=> NULL ["post_tags"]=> NULL ["post_cover"]=> string(27) "antigas/191804201513031.jpg" }As demandas, deficiências e ações para melhorar a saúde púbica na região, foi o tema em destaque da pauta da reunião de trabalho dos prefeitos quem compõem o Consórcio do Alto Sertão. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Sebastiao laranjeiras, nesta sexta-feira (13) contou com a participação dos secretários municiais de saúde, que participaram do debate, apresentando o diagnóstico das dificuldades de cada município e os problemas comuns da região.
Prefeitos criticam falta de serviços no hospital regional
A grande maioria dos prefeitos presentes destacou a necessidade urgente de melhorias nos serviços e estrutura de atendimento do Hospital Regional de Guanambi, aprovando um documento elaborado na reunião, solicitando entre outros pontos, a instalação da uma regulação central em Guanambi, ampliação de vagas na UTI e UTI Neonatal, cirurgias seletivas e ortopédicas, humanização do atendimento, indicação de um gestor técnico para a unidade e ampliação da estrutura física. No documento, expressaram ainda preocupação com o sistema de parceria proposto pelo governo do estado no projeto das policlínicas “não podemos aceitar mais uma estrutura de saúde em que os municípios fiquem com a maior responsabilidade, inclusive financeiro, e sem melhorar os serviços já existentes”, destacaram os prefeitos.
O documento inclui ainda, solicitação de serviços para assegurar o pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias e quitação da dívida nos serviços de assistência farmacêutica. Na pauta, foi aprovado ainda outro documento relatando as dificuldades relacionadas à estiagem e pedindo providencias. Para o prefeito de Guanambi, presidente do consórcio, “foi uma das mais produtivas reuniões, reafirmando a nossa unidade e a nossa defesa na melhoria da qualidade de vida da nossa população, com ênfase na saúde pública”, disse. Já a prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz agradeceu a presença dos colegas e destacou a importância do consórcio “como instrumento para nos unirmos cada vez mais, e buscarmos nossas reivindicações comuns”.
Presentes, além dos prefeitos do consórcio, o presidente da Câmara de Vereadores local, Valmirá Pereira, vereadores e secretários da região, secretários da administração local e lideranças.
Aguarde!