Curso de Psicologia inicia discussão sobre elaboração do PPC.
Professores e alunos do curso de Psicologia da FG se reuniram, na tarde da última segunda-feira (17), para o primeiro encontro que iniciou as discussões da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A reunião contou com a presença do diretor acadêmico administrativo, Georgheton Nogueira; do vice-diretor acadêmico, Mauro Cesar; da coordenadora de Psicologia, Simone Jorg; da vice coordenadora, Anna Luisa Lélis; da psicopedagoga Elvira Souza e da professora Jairlla Barreto.
Este foi o primeiro de outros encontros que ocorrerão até a elaboração da versão final do documento, que deverá ser apresentado à comunidade acadêmica em breve. O PPC expressa os principais parâmetros para a ação educativa, fundamentando, juntamente com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa do curso.
As professoras Jairlla Barreto e Elvira Souza apresentaram as diretrizes gerais estabelecidas pelo MEC para a estruturação do PPC do curso de Psicologia. Segundo as mesmas, a elaboração do PPC é um processo de planejamento participativo e de trabalho conjunto de equipe, com representantes da administração, corpos docente e discente, funcionários e comunidade.
Segundo a professora Simone Jorg, coordenadora de Psicologia da FG, todos os professores do colegiado devem participar na construção coletiva do PPC, numa visão pluridisciplinar da produção de conhecimento. “A reunião de hoje foi o início do processo de elaboração de um projeto que é transdisciplinar”, disse. A professora informou que acontecerão encontros quinzenais para discussão do projeto, com a participação do Diretório Acadêmico.
Para o diretor acadêmico administrativo da FG, Georgheton Nogueira, a iniciativa do curso de Psicologia foi positiva e reflete a liberdade que a instituição oferece para que os colegiados discutam coletivamente o processo educacional. “O colegiado de Psicologia tem que estar afinado com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que por sua vez deve catalisar a discussão sobre a elaboração do PPC e apresentar ao colegiado”, disse.
Entendendo o PPC – O PPC é um documento de orientação acadêmica em que constam conhecimentos e saberes considerados necessários à formação das competências estabelecidas; estrutura e conteúdo curricular; ementário, bibliografias básica e complementar; estratégias de ensino; docentes; recursos materiais, serviços administrativos, serviços de laboratórios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso.
O PPC é um documento fundamental para construção dos planos de ensino. Assim, a comunidade acadêmica deve perceber a importância de sua participação na construção do PPC, pois trata-se de um documento que irá nortear a instituição em todas as suas funções e atividades acadêmicas.