X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Ivana Bastos se reúne com diretoria da Bamin para garantir segurança dos trabalhadores.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Ivana Bastos se reúne com diretoria da Bamin para garantir segurança dos trabalhadores.

Após comemorar a notícia da chegada de novos empregos e investimentos com a operação em pequena escala da Bahia Mineração (Bamin), na mina Pedra de Ferro, em Caetité, bem como da assinatura da ordem de serviço para início das obras de execução da implantação do Porto Sul, em Ilhéus; a deputada Ivana Bastos se reuniu com a diretoria da empresa para verificar os protocolos de segurança, que visam garantir a saúde dos trabalhadores e da população.

“Se por um lado, ficamos muito satisfeitos e aplaudimos a concretização de sonho que lutamos e acreditamos ao longo dos anos com a atitude da Bamin em gerar emprego, renda e uma forma de sustento digno para diversas famílias; por outro lado sabemos que estamos vivendo uma pandemia e precisamos assegurar que essas pessoas não corram riscos”, considerou a deputada.

Durante a audiência, a Baminapresentou a deputada um plano estratégico no que se refere a segurança e a saúde dos trabalhadores, ressaltando, inclusive, uma série de medidas que estão além das exigidas pelo Ministério da Saúde, dentre elas testes de coronavírus para 100% dos colaboradores, aferição de temperatura, todos os EPIs, disponibilização de produtos de limpeza, medidas de distanciamento, entre outros. “Um quesito que vale destacar nesse plano de segurança é que a empresa vai realizar testes da Covid-19 em todos os familiares dos colaboradores, diminuindo o risco de contágio cruzado”, explicou a parlamentar.

Ainda no protocolo de segurança, a empresa afirma que realizará pré-teste para os técnicos quando forem viajar, antes e após o deslocamento, além de promover constantes check list sobre a saúde do trabalhador, não se resumindo apenas à aferição de temperatura. Já para aqueles colaboradores com 60 anos ou mais, a recomendação será para permanecerem em trabalho remoto, distante do contato de campo.

Operações da Bamin

A mineradora iniciou em pequena escala na produção de minério de ferro, em Caetité, que deverá movimentar 800 mil toneladas de minério de ferro por ano e gerar 300 empregos diretos. A produção inicial representa menos de 4,5% da produção de 18 milhões de toneladas/ano previstas quando o complexo logístico formado pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul estiverem concluídos e operando.

Porto Sul

Foi assinada a ordem de serviço para início da primeira fase das obras de execução para a implantação do Porto Sul, em Ilhéus. A partir do ato, a empreiteira contratada já pode iniciar a mobilização de pessoal e equipamentos para início das obras. Nesta fase, serão viabilizados a construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento, correspondem à construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de rede elétrica e de água, entre outros.

Para as obras iniciais do porto, o investimento total é de cerca de R$ 188 milhões. A etapa vai gerar 400 empregos diretos no pico da implantação, com a expectativa de geração de outros 1.200 empregos indiretos.

Camila Queiroz - Jornalista - SRTE 4752 - Assessoria de Comunicação

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter