Estudantes fecham os portões em protesto na UNEB em Guanambi.

Local

Quinta-Feira, 04 de Abril de 2019

Os alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Campus XII, em Guanambi, estão desde às 7h desta quinta-feira (04) protestando na porta da instituição. A manifestação está bloqueando a entrada de professores, funcionários e colegas na universidade.

Segundo a aluna Didy Fernandes, a mobilização tem como objetivo conseguir melhorias para o ensino superior. “Há algum tempo estamos tentando conversar e articular com o governador só que sem futuro. Precisamos de um Concurso Público para os professores e condições de trabalho para eles; restabelecimentos de bolsas para os estudantes; pagamento de salários dos terceirizados e outras reivindicações”, explica Fernandes.

A discente explica que a necessidade para a abertura do Concurso Público é a garantia de estabilidade dos cursos. “O quadro de professores efetivados no Departamento é pequeno e dificulta a oferta das disciplinas no semestre regular. Além disso, a colaboração dos professores não tem sido possível devido ao Programa de Docência Interdepartamental da Uneb estar em condições inviáveis”, relata estudante.

Entre as reivindicações, os alunos solicitam o restabelecimento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e vão contra a diminuição de bolsas estudantis. “Muitos colegas estão sendo prejudicados com os cortes. Hoje a Uneb funciona com apenas 60% das verbas e o pior é que foram cortadas bolsas e diminuíram o quadro de funcionários.  E assim, sobrecarregou os colaboradores terceirizados, os quais estão com os salários atrasados”, ressaltou outra estudante.

 A previsão é que a mobilização prossiga até a noite e que a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) se reúna à tarde, para definir se inicia uma greve por tempo indeterminado. Momento de protesto dos alunos da UNEB Campus XII.


Agencia Sertão


Últimas Notícias
Travessa Cicinato A. Fernandes - Centro - Guanambi-BA - (77) 9 - 9962-3188