Banho quente vale por caminhada de 30 min e melhora saúde.

Saúde

Terça-Feira, 13 de Março de 2018

Tomar banho quente durante uma hora – na banheira, não no chuveiro – queima a mesma quantidade de calorias que uma caminhada de 30 minutos – notícia ótima para quem não pode ou não gosta de fazer exercícios físicos.

Pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, descobriram que relaxar numa banheira com água quente pode ser tão benéfico quanto os exercícios.

O estudo sugere que o aquecimento passivo – imersão em uma banheira de hidromassagem, por exemplo – pode ser fundamental para a sua saúde física e mental, especialmente para as pessoas que não conseguem se exercitar regularmente.

Um grupo de cientistas colocou 14 homens em dois testes: exercitar-se numa bicicleta durante uma hora e um banho de uma hora com água a 40 graus celsius.

Praticar ciclismo queimou calorias, mas relaxar no banho também mandou embora 130 calorias, as mesmas calorias perdidas numa caminhada de meia hora.

O motivo é o aumento da temperatura corporal provocada pela água quente.

Menos Açúcar e inflamações

Eles também mediram o açúcar no sangue dos participantes durante 24 horas após cada teste.

O pico de açúcar no sangue ficou 10 por cento menor em quem tomou o banho em relação a quem praticou ciclismo.

“Nós também notamos mudanças na resposta inflamatória semelhante ao exercício seguinte”, disse Steve Faulkner, que integrou a pesquisa na Universidade de Loughborough.

“A resposta antiinflamatória ao exercício é importante, pois ajuda a nos proteger contra infecções e doenças, mas a inflamação crônica está associada a uma capacidade reduzida para combater as doenças. Isso sugere que o aquecimento passivo repetido pode contribuir para reduzir a inflamação crônica”.


Com informações do Sunnyskyz


Últimas Notícias
Travessa Cicinato A. Fernandes - Centro - Guanambi-BA - (77) 9 - 9962-3188