“Porto Sul respira na crise”, afirma Ivana Bastos.

Estadual

Terça-Feira, 21 de Maio de 2019

A deputada Ivana Bastos marcou presença na assinatura do termo de unificação dos terminais do Porto Sul e a constituição da Sociedade de Propósito Especifico (SPE) para a construção do equipamento, localizado em Ilhéus. “Nunca deixei de acreditar na concretização das obras do Porto Sul e da Fiol. Pautei o meu trabalho, nesses últimos 10 anos à frente da comissão que trata dos empreendimentos na Assembleia Legislativa, com o objetivo de garantir a realização desses projetos”, destacou a parlamentar.

A assinatura do termo aconteceu em cerimônia realizada nesta terça-feira (21), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo governador do estado, Rui Costa, e representantes da Bahia Mineração (Bamin). O Porto Sul representa um investimento de mais de R$ 2,5 bilhões e já possui todas as licenças ambientais necessárias para o início da implantação. A expectativa é de que as obras iniciem logo agora em junho.

O documento garante a unificação dos terminais público e privados. O equipamento será utilizado tanto pelo Governo do Estado quanto pela Bamin, o que garante o aumento da eficiência operacional do Porto, com o uso compartilhado das estruturas marítimas e terrestres do empreendimento, e a capacidade de armazenamento e transporte de até 41,5 milhões de toneladas ano, seja de minério de ferro ou de grãos do oeste baiano.

Para a deputada, o ato fortalece as negociações e os diálogos entre o governo e empresários. “A unificação representa um grande avanço neste momento de crise em que o país atravessa e reafirma em nós o desejo de ver essa obra em plena execução. A Fiol possui trechos com mais de 70% concluídos, sendo que a expectativa é de que aconteça o leilão da ferrovia ainda no mês de setembro; mas precisávamos desse encaminhamento do Porto Sul, porque não há ferrovia sem porto e nem porto sem ferrovia”, afirmou.


Por: Camila Queiroz


Últimas Notícias
Travessa Cicinato A. Fernandes - Centro - Guanambi-BA - (77) 9 - 9962-3188